Google Public DNS

Bom galera, para aqueles que já conhecem o serviço pode parecer um post inútil, mas para os que não conhecem, terão a oportunidade de conhecer e se espantar assim como eu, de como a navegação pode mudar tanto.

Sei que o serviço já foi lançado ha algum tempo, mas como eu ainda não havia testado e como obtive um resultado positivo, deixo a dica para quem ainda não viu.

A google vem trabalhando para aumentar a velocidade de navegação da web , está desenvolvendo um linguagem de programação própria desde o ano passado e lançou um serviço de dns publico (dns e como se fosse um agenda de telefone que é conferida toda vez que um site é acessado) para quem quer aumentar a velocidade de navegação.
Para usar o serviço basta entrar no site http://code.google.com/intl/pt-BR/speed/public-dns/docs/using.html e modificar algumas configurações de endereço IP do seu computador. Lembre-se de copiar os endereços atuais no caso de querer voltar as configurações.

Quais as vantagens de usar o DNS publico do google?
Melhora na sua experiência de navegação
Aumento na sua segurança
Menos privacidade

Os 2 primeiros motivos são citados no site deles, mas o terceiro motivo foi colocado como bônus. Pense bem, se o Google é uma empresa que vive de informação, quando se tem uma ferramenta como um DNS publico em que as pessoas vão se conectar de graça para poder resolver suas requisições web, você estará dando muito mais informações a eles do que eles precisam. Acho que dificilmente esses dados dos servidores DNS não serão usados pela empresa.

Não estou dizendo que o novo serviço é bom ou ruim, ou que você deve abandona-lo pois irá diminuir sua privacidade ou algo do tipo. Antes de mais nada, lembre que você não tem privacidade nenhuma na internet. A única questão sobre esse ponto é se você é importante o suficiente para se ter o trabalho de violar sua privacidade ou não.

Fico imaginando como eles vão usar esse mundo de informações para alimentar ainda mais a base de busca deles, traçar perfis de navegação e por ai vai. Você consegue imaginar quais usos para essas informações que o Google vai coletar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *